BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

Carregando...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Acordo Microsoft-Nokia pode matar Windows Mobile

Analistas acreditam que aliança é sinal de que fabricante do Windows esteja saindo do mercado de sistema operacional mobile

A aliança na esfera móvel entre Microsoft e a fabricante de smartphones Nokia pode significar a morte do sistema operacional Windows Mobile, de acordo com analista ligado ao Gartner.
Pelo acordo firmado entre as companhias e anunciado na quarta-feira (12/08), a Microsoft adaptará a versão móvel do pacote Office para a plataforma Symbian, utilizada nos aparelhos da Nokia, o que deixaria o Windows Mobile na geladeira.
"Apesar do insistente discurso de que a Microsoft está comprometida com o Windows Mobile, ela não precisaria desta aliança com a Nokia se a versão móvel do Windows fosse a plataforma líder de mercado", escreveu em seu blog Nick Jones, do Gartner.
O analista sugeriu ainda que o Windows Mobile 7, esperado para chegar ao mercado até o final deste ano, poderia ser a última investida da Microsoft no mercado de sistemas operacionais móveis.
"Já falei sobre isto no meu blog e estou reticente sobre o futuro (do Windows Mobile) e acredito que a versão 7 possa ser a última da plataforma", afirma Jones. "Imagine-se no lugar de Steve Balmer e, depois de dois anos, seu sistema operacional móvel não saísse do quarto lugar em participação no mercado de smartphones. Quando tempo você continuaria colocando dinheiro neste produto?"
Números do Gartner mostram que o Symbian controla 50% do mercado global de sistema operacional móvel, enquanto o Windows Mobile tem apenas 10%.
Jones, no entanto, diz que a Nokia dará um grande impulso à Microsoft que quer desafiar a Research In Motion (RIM) e outros players no lucrativo segmento de mobilidade corporativa.
"Nos próximos dois anos a Microsoft irá enfrentar forte competição em mobile email, comunicação unificada e colaboração e isso virá de diversas companhias como Cisco, Google e RIM. Ter seus produtos disponíveis no Symbian - a plataforma dominante no mercado - ajudará a Microsoft brigar com mais força neste mercado", avalia Jones.
A primeira linha a Nokia a ser coberta por esse pacto é a Eseries, destinada ao segmento empresarial. Microsoft e Nokia também irá co-desenvolver mobile middleware e outras ferramentas, como Exchange ActiveSync, para ajudar as corporações a integrar os dispositivos Nokia com suas redes corporativas Microsoft.
A perspectiva da Nokia é embarcar o Microsoft Office Communicator Mobile em seus smartphones a partir de 2010.







Por Paul McDougall / InformationWeek EUA

Um comentário:

  1. Complemento: IT Inside Online
    Microsoft e Nokia firmam acordo para levar Office a smartphones
    http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=142837&C=265

    ResponderExcluir

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br