BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

GVT desafia concorrência com banda larga de até 100 Mbps


30/07/2009 Companhia, no entanto, ainda não diz quando passará a competir no mercado consumidor de São Paulo


Dando continuidade ao seu agressivo plano de expansão, a GVT anunciou nova família de serviço de internet banda larga, com velocidades que vão de 3 Mbps à 100 Mbps e com preços a partir de R$ 49,90, abaixo dos praticados pela concorrência. Esses produtos atenderão a consumidores residenciais e firmas de menor porte. A companhia, que possui 2,3 milhões de linhas em serviço e tem em mente atuar em âmbito nacional, ainda não opera, entretanto, no mercado de consumo mais concorrido: o do Estado de São Paulo. Nas terras paulistas, assim como no Rio de Janeiro, a operadora permanece no segmento de grandes empresas.
A operadora possui atualmente em torno de 540 mil assinantes de banda larga, sendo que 21% desses clientes utilizam velocidade igual ou acima de 10 Mbps. Além disso, a companhia afirma que sua internet rápida possui 73% de penetração em sua base de clientes. Estes números, por si só, traduzem a importância da banda larga para a companhia, mas o mercado de atuação tende a ser maior.
A renovação no portfólio promovida pela GVT não visa a apenas fazer frente à concorrência ou ampliar a penetração na base atual de clientes, a operadora está de olho nos ganhos que pode obter com o dinamismo da internet - que traz novas ferramentas e possibilidades - e com o crescimento na venda de PCs no País. Dados da IDC apontam que, em 2010, o Brasil será o terceiro maior consumidor de computadores no mundo. "A internet virou elemento fundamental na vida das pessoas, seja para trabalho ou para entretenimento", afirma o vice-presidente de marketing e vendas da empresa, Alcides Troller Pinto
Com a nova família de produtos, batizada de Power, a companhia afirma que dará aos consumidores internet com velocidade e qualidade vista nos países onde a banda larga está mais avançada. A família Power irá ofertar seis velocidades: 3 Mbps, 10 Mbps, 15 Mbps, 35 Mbps, 50 Mbps e 100 Mbps. As três menores chegarão aos consumidores via tecnologia ADSL 2+, enquanto as velocidades de 35 e 50 Mbps serão ofertadas via VDSL. Já para prover 100 Mbps, a companhia levará redes de fibra óptica.
"A rede da GVT é estruturada para prover dados. Quando surgimos, há nove anos, sabíamos que o futuro seria dados e queremos ser os que mais entendem de serviço da próxima geração", alfineta Troller Pinto, ao explicar como poderia garantir a velocidade contratada.
Embora não tenha uma expectativa de venda formatada, a companhia espera que 50% das assinaturas comercializadas, sobretudo para usuários residenciais, sejam para as velocidades de 10 e 15 Mbps. E isso vem de um termômetro do mercado. Em Vitória (ES), onde a operadora está há três meses, quase 90% dos clientes já utilizam banda larga de 10 Mbps. As velocidades mais altas devem atender pequenas empresas.
São Paulo
Troller Pinto explicou que a companhia tem intenção de oferecer serviços aos consumidores do Estado de São Paulo, mas isso não ocorrerá no curto prazo. No último trimestre deste ano, mais três cidades passarão a receber cobertura GVT, mas os nomes não foram abertos. O executivo garante, entretanto, que, juntas, elas respondem por uma população de 2,6 milhões de habitantes.
São Paulo, assim como o Rio, pode entrar no radar para o pool de localidades a receber cobertura a partir do próximo ano, mas nada ainda pode ser adiantado.



Por IT Web/Vitor Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br