BlogBlogs.Com.Br

i9 Pesquisa

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vendas de celulares caem no segundo trimestre

Comercialização de aparelhos tradicionais recuou 6%, mas mercado de smartphones continua em crescimento, aponta o Gartner

As vendas globais de celulares caíram 6,1% no segundo trimestre, mas os smartphones continuaram sendo bem comercializados. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Gartner.

O relatório aponta que a recessão global afeta diretamente a demanda por novos aparelhos tanto nos mercados maduros, como nos emergentes. Ainda assim, diz a pesquisa, o segmento de smartphones segue com forte crescimento. No segundo trimestre do ano, as vendas de celulares inteligentes ultrapassaram as 40 milhões de unidades, um salto de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Nokia permanece na liderança do mercado de smartphones com share de 45% nas vendas, mas o Gartner alerta que em geral o portfólio da fabricante é de modelos de baixo custo. O modelo N97 não obteve o sucesso que a Nokia esperava. De acordo com a consultoria, desde o lançamento, em junho, a fabricante vendeu 500 mil unidades do aparelho. Para comparação, o iPhone 3GS vendeu mais de um milhão de unidades em um final de semana.

"Produzir produtos high end de grande apelo e ampliar o foco em serviços e conteúdo são vitais para a Nokia se a companhia quiser fortalecer a marca e entregar aos investidores projeções mais promissoras de preços e margens", avalia Carolina Milanesi, diretora de pesquisa do Gartner.

A Research In Motion (RIM) ficou na segunda colocação em participação do mercado, com 18,7%. A fabricante da linha BlackBerry continua ganhar espaço. Com domínio no segmento corporativo, os smartphones da RIM estão atraindo também usuários finais, principalmente com os modelos Storm e Curve 8900. A companhia afirma que mais de 45% dos seus assinantes são de clientes fora do ambiente empresarial.

Com o iPhone, a Apple tem 13,3% do mercado de smartphones. O impacto das vendas do modelo 3GS, no entanto, ainda não foi sentido no primeiro semestre de 2009. Além disso, a companhia pode assistir um sucesso maior em vendas se conseguir emplacar seu produto em grandes mercados como o da China.

Ainda no mercado de smartphones, a HTC ficou em quarto lugar em participação.

Quando se olha o mercado geral de celulares, no entanto, o ranking tem algumas modificações. A Nokia permanece como líder seguida por Samsung, LG Eletronics, Motorola e Sony Ericsson.


Por Marin Perez | InformationWeek EUA

Um comentário:

  1. Complemento: IT Inside Online
    Vendas mundiais de celulares caem 6% no 2º trimestre
    http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=142817&C=265

    ResponderExcluir

Qual na sua opinião a melhor internet 3G?

 
BlogBlogs.Com.Br